(16) 3600 8701

(16) 98262 0029

logo.png
Detecção e Alarme de Incêndio
O Sistema de Detecção de Alarme de Incêndio é composto de uma Central de Alarmes, detectores (fumaça, temperatura, gases, etc.), acionadores manuais (botoeiras), sinalizadores e sirenes. A central de alarmes é responsável por coletar as informações dos detectores e acionadores e ativar os sinalizadores e alarmes, avisando através de um sinal sonoro a todos os ocupantes da edificação de um possível sinistro.
Hidrantes
O Sistema de Hidrantes é composto por redes de tubulações pressurizadas por um conjunto de moto-bombas, onde os pontos de acionamento são distribuídos conforme o projeto, levando-se em consideração os principais riscos e o caminhamento mais econômico. Nos pontos de expedição (hidrantes) fica locado um abrigo com mangueiras, esguichos e chaves storz para rápida e fácil operação manual. Um ramal é ligado até o passeio público onde fica caracterizado o recalque (exclusivo para o Corpo de Bombeiros).
Chuveiros Automáticos
O chuveiro automático (sprinkler) é composto de uma "armadura" e um elemento termo sensível . O bico do sprinkler é rosqueado à uma canalização pressurizada e permanece fechado pela tampa do elemento termo sensível. No interior desse elemento contem um líquido que se expande conforme a temperatura, o que o faz romper, destravando o sistema e inundando o local. O chuveiro automático (sprinkler) é o sistema mais eficaz na extinção do incêndio pois não depende da ação humana. Comumente é utilizado em shopping centers, hotéis, depósitos e edificações com grandes áreas cobertas.
Água Nebulizada
A água nebulizada (water spray) é um sistema para controle e extinção de fogo. Utiliza a água fracionada devido a um bico aspersor de média ou alta velocidade, pressurizados por um conjunto moto-bomba que propicia o arrefecimento do fogo, a deslocação do oxigênio por parte do vapor gerado e a atenuação do calor radiante. Comumente é usado em parques de tanques de armazenamento de líquidos combustíveis e inflamáveis, transformadores de energia, área com produtos perigosos, etc.
Espuma
Um sistema de espuma (LGE) é composto de uma rede pressurizada onde a água é misturada ao composto LGE (Líquido Gerador de Espuma) e descarregada sobre a superfície do líquido inflamável, evitando a geração de vapores e quebrando assim o chamado "triangulo do fogo", atuando sobre o líquido inflamável por abafamento. A dosagem do LGE pode se dar através de Proporcionadores de Linha (PL), Sistemas de Pressão Balanceada por Tanque Diafragma ou Bomba Hidráulica de Proporcionamento (Fire Dos) ou até mesmo por esguichos proporcionadores. Comumente é utilizado em bacias de contenção, tanques de combustíveis, hangares de aeronaves, aeroportos, plataformas de petróleo, indústrias químicas, etc.
Gases
Para determinadas aplicações de combate a incêndios, como por exemplo para equipamentos eletroeletrônicos, não é recomendável a utilização de água como agente extintor. Essas aplicações demandam a utilização de gases para supressão tais como CO2, FM-200 e Novec 1230. A seleção do gás apropriado para cada aplicação está associada ao tipo de equipamento / ambiente a ser protegido, volume, presença de ser humano, etc. Geralmente, esses sistemas são combinados com sistemas de detecção pontuais de fumaça e/ou de temperatura, ou ainda sistemas de detecção de fumaça por aspiração, sendo monitorados e atuados automaticamente por uma central de alarmes de extinção dedicada.
Precisa de Ajuda?